Portal do Governo Brasileiro

Testes e Cursos de Autoestudo

Você já se perguntou como é possível definir o nível de proficiência em língua estrangeira?

Esta possibilidade existe devido a parâmetros estabelecidos internacionalmente que descrevem as habilidades linguísticas de um falante de língua estrangeira, a saber: compreensão escrita, produção escrita, compreensão oral e produção oral, ou, utilizando os termos em inglês: reading, writing, listening e speaking. A esses parâmetros, chamamos Quadro Comum de Referência Europeu, ou QCRE.

O que é o Quadro Comum de Referência Europeu?

Desenvolvidos pelo Conselho Europeu, com o apoio da Universidade de Cambridge, tais parâmetros internacionais são conhecidos como Quadro Comum de Referência Europeu (QCRE) ou Common European Framework of Reference (CEFR) e dividem a aprendizagem de línguas estrangeiras em seis níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Os níveis A1 e A2 representam o estágio inicial de aprendizagem, ou nível básico. Já os estágios B1 e B2 indicam o uso independente da língua, ou o que podemos chamar de nível intermediário. E, finalmente, os níveis C1 e C2 representam o estágio de proficiência, ou nível avançado.

O QCRE é a base para o nivelamento em todos os idiomas ofertados pelo Programa Idiomas sem Fronteiras.

Em breve, o Programa IsF irá disponibilizar ao público-alvo do Programa e a interessados em geral uma lista de testes e cursos on-line gratuitos para a aprendizagem e nivelamento de idiomas que fazem parte do Programa.

Nesta página você terá acesso a:

  • Cursos on-line gratuitos;
  • Testes de nivelamento on-line gratuitos;
  • Tabela explicativa sobre o QCER;
  • Ferramenta de classificação da qualidade dos cursos e testes listados.
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal