Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Teste

  • aumentar fonte
  • aumentar fonte
  • aumentar fonte
Ações do ISF
FAQ
Portaria
Links
Restrito

DÚVIDAS FREQUENTES

Clique sobre a pergunta para abrir a resposta.

1. Quem pode participar do IsF?

R.: Estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas e privadas, sendo que a participação em cada uma das ações do programa dependerá do perfil de cada aluno, como destacado abaixo:

    1. Os alunos de graduação de áreas elegíveis ao CsF das universidades federais contempladas com os Núcleos de Línguas poderão participar de todas as ações do programa IsF: acesso ao My English Online (MEO), participação em aplicações de exames de proficiência e acesso aos cursos presenciais ofertados pelo NucLi de sua instituição, desde que ativos no MEO. Os alunos das universidades federais que são Centros Aplicadores oficiais poderão fazer parte das demandas de aplicação internas da própria IES, quando anunciado em edital do Programa IsF.

    2. Alunos de graduação de todas as áreas do conhecimento de outras instituições públicas poderão participar do MEO e da aplicação de testes de proficiência.

    3. Alunos de graduação de todas as áreas do conhecimento de instituições privadas poderão participar do MEO, desde que tenham obtido pontuação igual ou superior a 600 no ENEM.

    4. Alunos de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e de instituições privadas que tenham seus programas credenciados pela CAPES poderão participar do MEO.

    5. Também poderão realizar o TOEFL ITP sem custo os alunos e profissionais que se candidatarem ao Programa Ciência sem Fronteiras ou outros programas de intercâmbio governamentais da CAPES/CNPq que incluam em seus editais o exame TOEFL ITP e tenham com agenda prevista para aplicação.

2. Como será a participação dos estudantes no IsF? É possível o acesso ao ambiente virtual e também aos cursos presenciais? Quem poderá se inscrever para o presencial?

R.: Visando o ingresso ao Programa Ciência Sem Fronteiras, os estudantes das universidades públicas, em um primeiro momento, serão avaliados sobre o seu nível de proficiência por intermédio de um teste de nivelamento. Este teste permitirá que a universidade saiba quais estudantes com perfil para o CsF já se encontram próximos do nível desejado de proficiência em língua inglesa para o intercâmbio. Os cursos presenciais terão como prioridade atender os alunos com o perfil descrito para auxiliá-los na finalização do processo de inscrição ao CsF. Possivelmente, estudantes com menos proficiência poderão ser atendidos para que também possam alcançar o nível de proficiência desejado. A seleção será realizada pelas respectivas IES, que serão orientadas pelo Núcleo Gestor do Programa Inglês Sem Fronteiras em datas a serem agendadas.

3. Os professores também serão beneficiados com o programa? Está prevista alguma capacitação para eles?

R.: O programa IsF tem como foco os estudantes universitários elegíveis para o Programa CsF. Entretanto, várias outras ações já estão sendo desenvolvidas pela SEB (Secretaria de Educação Básica do MEC) e pela CAPES, em parceria com a Fulbright, para auxiliar no aprimoramento em língua inglesa dos professores de escolas públicas. Os candidatos a esses programas poderão realizar a prova de proficiência/nivelamento nas universidades credenciadas, conforme será divulgado em editais específicos.

4. Onde e quando serão ofertados os cursos presenciais do IsF?

R.: Os cursos presenciais serão ofertados inicialmente pelas universidades federais participantes do IsF e cujas propostas foram deferidas por comissão avaliadora em razão do edital 001/2013. Saiba quais são essas IFES aqui. Como os cursos estão sendo organizados, não estão disponíveis para inscrição. Cada instituição divulgará amplamente para a comunidade universitária por meio de seus sistemas internos de comunicação quando as inscrições estiverem abertas.

5. Qual a duração dos cursos presenciais?

R.: A duração dos cursos presenciais dependerá do nível de proficiência de cada turma. Como os cursos serão ofertados de forma intensiva, com carga horária de 4 horas semanais, a duração dependerá do objetivo a ser atingido. Para estudantes com maior nível de proficiência, haverá oferta de cursos de 16, 32, 48 e 64 horas. De qualquer forma, as universidades terão flexibilidade para organizar as unidades do curso, tendo em vista o objetivo de preparar o aluno para o exame de proficiência e para a experiência que terá no exterior.

6. Quantos estudantes serão beneficiados pelo programa anualmente?

R.: O programa será desenvolvido em etapas e o primeiro objetivo é atender cerca de 15 mil alunos na primeira etapa (estudantes de universidades federais). Ainda no ano de 2013, pretende-se atender até 40 mil alunos de forma presencial. Muitos alunos serão atendidos a distância e, para isso, o governo já negociou a disponibilização de 2 milhões de logins e senhas de acesso ao MEO para todos os alunos de graduação e pós-graduação do país, conforme explicitado no perfil dos candidatos elegíveis. Importante lembrar que a participação dependerá da disponibilidade de estudo de cada estudante, uma vez que o acesso ao MEO poderá ser feito por qualquer aluno universitário, com perfil para o CsF ou não.

7. Como faço para me cadastrar no MEO (My English Online)?

R.: Para acessar o ambiente, clique em LINKS ou no portal de periódicos da CAPES e acesse o ambiente. Para efetuar o login, você deverá clicar em 'Entrar no Curso' no site http://www.myenglishonline.com.br. Você será direcionado para a página de login do curso My English Online, onde deverá preencher os seus dados na opção 'usuário cadastrado'.

8. Preciso ter alguma configuração especial no meu computador para acessar o ambiente?

R.: Cada vez que você efetuar o login, o sistema fará uma verificação das configurações do seu computador para certificar se o mesmo possui os requisitos técnicos necessários para o bom funcionamento dos recursos do curso. Consulte sobre os requisitos técnicos em http://www.myenglishonline.com.br/site/estrutura.

9. O que acontecerá quando acessar o site? Já posso começar o curso?

R.: A primeira atividade do curso My English Online é o Placement Test (teste de nivelamento). O resultado do teste classificará você no nível mais adequado para iniciar os estudos. Esse teste tem um tempo médio de execução de 1 hora e 30 minutos, sendo fundamental que você o faça conscientemente, pois ele indicará o melhor nível para você começar os seus estudos. Não há como parar o teste na metade, salvar e voltar novamente a ele; portanto, organize-se para fazê-lo de uma única vez. Somente depois de realizado o teste é que você poderá acessar os conteúdos do curso.

10. Como o curso é subdividido?

R.: O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado. Cada nível contém três partes e abrange atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada parte, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível. A cada dois meses deverá, obrigatoriamente, realizar um Teste de Progresso. Dessa forma, em cada um dos níveis, o estudante deverá realizar dois Testes de Progresso antes da Prova Final. O estudante receberá um aviso por e-mail caso não realize o teste ou a prova dentro do prazo. Para mais informações sobre cada nível, acesse http://www.myenglishonline.com.br/site/curso.

11. Posso ficar algum tempo sem acessar o curso MEO? O que acontecerá se ficar sem acessá-lo?

R.: O estudante poderá ficar no máximo 15 dias sem acessar o curso e será avisado constantemente por e-mail caso fique sem acessá-lo. No entanto, se ultrapassar o limite de acesso, o login será bloqueado e o estudante não poderá mais ter acesso ao MEO.

12. Como posso fazer para me inscrever para o teste de proficiência/nivelamento TOEFL ITP?

R.: Os testes que já foram aplicados até o momento foram realizados por demanda específica da CAPES para auxiliar as inscrições dos estudantes para o CsF, ou seja, já havia uma listagem de estudantes determinados para realizar o exame, não tendo sido abertas as inscrições para demais estudantes. Para inscrição aos testes, haverá um sistema específico no site do Inglês sem Fronteiras. Esta aplicação será divulgada pelas universidades de forma ampla, bem como a agenda e os prazos específicos. Haverá, entretanto, outras aplicações para demandas específicas do CsF. Caso você esteja inscrito em algum edital do CsF ou de programa financiado pela CAPES que indique o TOEFL ITP como exame, você terá direito a realizar o teste de forma gratuita conforme previsto em edital.

13. Quando saberei se o TOEFL ITP valerá como proficiência ou como nivelamento?

R.: O exame vale como proficiência quando indicado pelo edital do CsF. Caso contrário, o TOEFL ITP vale apenas como nivelamento da proficiência do estudante.

14. Como posso fazer parte dos cursos presenciais a serem ofertados pelas universidades federais?

R.: Caso seja estudante de uma universidade federal, fique atento às chamadas que a própria universidade fará para compor os grupos de estudo. Os estudantes que terão direito a participar dos cursos presenciais são:
a) Estudantes que já tenham se inscrito no MEO e estejam atuantes (ou seja, que não tiveram seu login cancelado).
b) Estudantes dos cursos prioritários para o CsF; alunos de outras áreas não estão no grupo de prioridade neste momento.
c) Estudantes com nível de proficiência mais próximo do desejável, de acordo com o teste de nivelamento (do próprio MEO, TOEFL ITP ou qualquer outro teste oficial que o estudante tenha prestado e possa comprovar).

15. Se eu não conseguir o escore necessário para me inscrever em um edital do CsF, o que acontecerá?

R.: Se você for um estudante com perfil para o CsF e já estiver inscrito com data marcada para enviar o escore, possivelmente não conseguirá concluir sua inscrição. Caso ainda pretenda se inscrever ao programa e for um estudante de universidade federal, você poderá se inscrever para os cursos presenciais quando da abertura do sistema de inscrição De qualquer forma, em ambas as situações você poderá se utilizar do MEO para aprimorar seus conhecimentos e preparar-se para um novo exame.

 

- Acesse na íntegra a Portaria que institui o Programa e o primeiro Edital do Programa IsF.

- Para acessar o curso My English Online, se informar sobre os testes de proficiência e nivelamento em inglês, ou acessar informações sobre o programa Ciência sem Fronteiras, clique em Links.

Teste