Portal do Governo Brasileiro

Teste

Há três tipos de testes ofertados pelo Programa: o teste de nivelamento MEO, TOEFL ITP e TOEIC Bridge.

Os testes podem ser gratuitos ou subsidiados.

TESTE DE NIVELAMENTO - MEO

O teste de nivelamento do My English Online (MEO) tem a finalidade de nivelar o candidato de acordo com o seu conhecimento do idioma inglês para um dos 5 níveis propostos para o curso on-line. O teste tem a duração de aproximadamente 45 a 60 minutos (1 hora) e envolve atividades de compreensão oral e escrita e avaliação de vocabulário e gramática. O teste pode classificar o candidato em 5 níveis compatíveis com os conteúdos ofertados pelo MEO. Caso o candidato aos cursos presenciais não apresentarem resultados nos testes TOEFL ITP ou TOEIC ofertados pelo Programa, é necessário que o candidato realize o teste de nivelamento do MEO para comprovação de seu nível.

TOEFL ITP

De 2013 a 2016 os testes TOEFL ITP foram utilizados como teste diagnóstico de proficiência da comunidade acadêmica das universidades brasileiras. A partir de 2017, os testes passam a ser utilizados como teste de proficiência no Programa. Nesta nova fase, o teste TOEFL ITP é ofertado pelo Programa preferencialmente para a comunidade acadêmica que demonstre estar no nível B2 ou para auxiliar programas de mobilidade na certificação e seleção de seus candidatos. As regras de utilização dos testes serão indicadas por editais específicos em conformidade com as demandas das universidades parceiras.

O teste avalia habilidades em três áreas: Compreensão auditiva, Estrutura e expressão escrita, Leitura totalizando quase 2 horas de prova.

TOEIC Bridge

O teste de proficiência TOEIC BRIDGE é ofertado para estudantes da rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil e para públicos específicos não acadêmicos, como servidores técnicos administrativos e professores de idiomas da Rede Pública. Cada edital informa especificamente quais as instituições credenciadas no Programa IsF fazem parte da aplicação do TOEIC naquela edição. O teste tem formato de múltipla escolha com 100 questões divididas em duas seções: Compreensão auditiva e Leitura, totalizando 1 hora de prova.

Quem pode participar?

Comunidade acadêmica autorizada pela instituição credenciada junto ao Programa Idiomas sem Fronteiras como Núcleo de Línguas e participantes no Programa IsF-Inglês.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal