Portal do Governo Brasileiro

Prêmios e Depoimentos

O Programa IsF em conjunto com seus parceiros promove a premiação das melhores experiências, práticas pedagógicas e de gestão na promoção da internacionalização do Ensino Superior Brasileiro.

Veja quais foram os prêmios já concedidos pelo Programa e seus parceiros:

Depoimentos

Nayara Beatriz Oliveira Escobar
Professora bolsista IsF
UFMS
Nayara Beatriz Oliveira Escobar - Professora bolsista IsF - UFMS

Abriu minha visão sobre formas e jeitos de ensino; me trouxe uma experiência inesquecível, além de proporcionar a convivência com os mais variados pólos de uma Universidade! Sem sombra de dúvidas poder participar do Idiomas sem Fronteiras como professora de Inglês foi a melhor experiência que já pude ter.

Fernanda de Santana Alves de Souza
Professora bolsista IsF
UFTM
Fernanda de Santana Alves de Souza - Professora bolsista IsF - UFTM

Com mais de dois anos de experiência, tenho confiança e auto-estima ao entrar numa sala de aula; aprendi técnicas que vão dos ice breakers, ferramentas tecnológicas, brainstorming, até a sutileza do controle vocal; conheço estratégias diversificadas que podem atender um aluno com dificuldade, e métodos para diferentes propósitos de aprendizagem.

Thiago Lopes Martins Izoton
Professor bolsista IsF
UFES
Thiago Lopes Martins Izoton - Professor bolsista IsF - UFES

O IsF foi meu primeiro contato com uma sala de aula de ensino de idiomas no papel de professor. Desenvolvi habilidades na área de produção e formatação de material didático, aperfeiçoei conhecimentos na área de divulgação das aulas e tive a chance de auxiliar na mudança do ensino de idiomas na minha Universidade.

Anderson Viana de Carvalho Júnior
Professor bolsista IsF
UnB
Anderson Viana de Carvalho Júnior - Professor bolsista IsF - UnB

Atualmente sou bolsista Fulbright e leciono português nos Estados Unidos. Embora não faça mais parte do IsF, não tenho dúvidas que o aprendizado e o conhecimento - teórico e prático - que recebi ao participar dessa experiência foram (e ainda são) essenciais para meu desenvolvimento e crescimento profissional. Orgulho-me ao dizer “sou professor!”

Cristóvão Oluwasegun Oriowo Nwachukwu
Professor bolsista IsF
UFBA
Cristóvão Oluwasegun Oriowo Nwachukwu - Professor bolsista IsF - UFBA

Tenho possibilidade de trabalhar questões que concernem o mundo globalizado, mas também questões que envolvem o dia a dia, a vivência brasileira, buscando sempre uma autenticidade tal que possibilite os alunos a enxergar outros contextos sociais e ter uma visão mais crítica do seu, através do aprendizado de uma segunda língua.

Julia Larré
Coordenadora IsF
UFRPE
Julia Larré - Coordenadora IsF - UFRPE

O IsF contribuiu para que eu me "descobrisse" gestor, ampliando meus horizontes profissionais. Por esse motivo, me senti mais motivada a procurar me especializar de alguma forma na área de coordenação e ações em EaD, pois nossas interações são feitas em sua maioria a distância, e hoje estou fazendo um curso lato sensu em Docência e Gestão na EaD.

João Batista Ferreira Filho
Professor bolsista IsF
UFMT
João Batista Ferreira Filho - Professor bolsista IsF - UFMT

O IsF foi a grande experiência necessária para minha formação profissional e intelectual. Tenho a oportunidade de refletir sobre a minha função enquanto professor e sobre o meu público; sobre a relação que se estabelece entre esses dois universos e como nossa comunicação pode ser efetuada de forma interessante e significativa.

Hejaine de Oliveira Fonseca
Coordenadora IsF
UFVJM
Hejaine de Oliveira Fonseca - Coordenadora IsF - UFVJM

O IsF tem contribuído para meu crescimento na área de ensino de línguas e de gestão. Gera oportunidade para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo e integrado entre coordenadores e professores de diferentes idiomas. O IsF tem ainda contribuído para a consolidação de meus conhecimentos e experiências relacionados a gestão de cursos e recursos.

Ilza de Oliveira Feitosa Passos
Professora bolsista IsF
UFC
Ilza de Oliveira Feitosa Passos - Professora bolsista IsF - UFC

Levo a bagagem de experiência profissional estando ainda na graduação! A oportunidade que o IsF oferece é inigualável, o conhecimento que construí é imenso e a maturidade que adquiri como profissional também. Agradeço muito essa oportunidade e sempre terei o IsF como base de formação profissional.

Mateus Mariano Duarte Marques
Professor bolsista IsF
UFU
Mateus Mariano Duarte Marques - Professor bolsista IsF - UFU

Foi no IsF que comecei minha carreira de professor de língua inglesa. Novo na faculdade, me vi num mar de possibilidades e encontrei no ofício de ensinar um grupo de alunos e profissionais acolhedores quando me juntei ao Programa IsF. Graças à oportunidade pude desenvolver e aprimorar a cada dia minhas habilidades linguísticas e profissionais.

Thamiris Cunha
Professora Bolsista IsF
UFF
Thamiris Cunha - Professora Bolsista IsF - UFF

Foram muitas as portas que se abriram por causa do Idiomas sem Fronteiras. É um orgulho poder dizer que faço parte deste programa tão grande. Oportunidades de intercâmbio e crescimento profissional se tornam cada vez mais notórias. Eternamente grata ao Idiomas sem Fronteiras que faz de mim uma Professora sem Fronteiras.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal