Portal do Governo Brasileiro
  • Home
  • Testes de Nivelamento

Testes de Nivelamento

Em parceria com a Mastertest, o Idiomas sem Fronteiras - Inglês proporciona a estudantes e profissionais a realização do TOEFL ITP e do TOEIC como testes de nivelamento e/ou exames de proficiência em língua inglesa.

 

TOEFL ITP 

Por que fazer o TOEFL ITP?

Avalia exatamente qual é o nível de proficiência em que você se encontra, ainda que tenha pouco conhecimento em língua inglesa;

É uma oportunidade de acesso a cursos online e presenciais (conforme o perfil do candidato) para melhorar seu nível em Inglês*;

Os resultados dos testes** em nível nacional auxiliarão o Núcleo Gestor do IsF a estabelecer estratégias para o aprimoramento do nível linguístico no Brasil;

É aceito como comprovante de proficiência em língua inglesa na maioria das universidades estrangeiras parceiras do Ciência sem Fronteiras e outros programas de intercâmbio acadêmico.

*A realização do TOEFL ITP pode ser usada para a inscrição nas demais ações do IsF - Inglês. A partir da Oferta 4 de 2015, somente poderá se inscrever nos cursos presenciais do IsF - Inglês quem tiver seu resultado do teste.

**O resultado do teste não aprova ou reprova, apenas indica seu nível em língua inglesa. 

 

Como está estruturado o teste?

O teste avalia especialmente:

  • compreensão auditiva
  • compreensão escrita
  • vocabulário
  • gramática

 

Como participar?

Confira aqui se você possui os requisitos para fazer o teste e INSCREVA-SE!

Saiba mais sobre o TOEFL ITP.

Leia o manual do candidato.



Já fez o teste?

RESULTADO

Disponível a partir de 45 dias* após a data de realização do teste.

Para conferir seu escore, clique aqui e acesse a área em verde, referente ao Centro Aplicador.

*Caso você tenha realizado o teste há mais de 45 dias e seu score não esteja disponível, entre em contato com o coordenador IsF de sua instituição.

ESCORE IMPRESSO

Após 30 dias da divulgação online do seu escore, o mesmo será enviado em versão impressa para o Centro Aplicador. 

INSCREVA-SE PARA OS CURSOS PRESENCIAIS

Alunos de universidades NucLi terão como requisito para a inscrição em cursos presenciais o seu escore no TOEFL ITP, realizado pelo IsF - Inglês. Esta condição é válida a partir da Oferta 4 de 2015. 

 

TOEIC Bridge

Estudantes dos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e tecnológica - Institutos Federais, Cefets, Escolas Técnicas vinculas às Universidades Federais e Colégio Pedro II passam a integrar o público-alvo do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês, podendo realizar teste de proficiência em língua inglesa no ano de conclusão do curso. Em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e a Mastertest, o IsF aplicará* o teste de proficiência TOEIC Bridge a todos os alunos concluintes do ensino médio profissionalizante dos institutos federais e escolas técnicas de universidades federais parceiros do Programa.

*a partir de outubro de 2015.

 

Por que fazer o TOEIC Bridge?*

verifica o nível de proficiência em Inglês

qualifica para uma nova posição e/ou promoção no mercado de trabalho

amplia as qualificações profissionais e tecnológicas

contribui para a internacionalização da carreira, tanto no Brasil quanto no exterior

indica o nivelamento do candidato (não há reprovação) 

*fonte: ETS

  

Quem poderá participar do TOEIC Bridge?

Alunos concluintes dos cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes, estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico - Pronatec, do Programa E-tec e Brasil Profissionalizado dos Institutos Federais, Cefets, Escolas Técnicas vinculas às Universidades Federais e Colégio Pedro II.

 

Como está estruturado o teste?

100 questões divididas em duas sessões: compreensão auditiva (Listening) e Leitura. 

 

Como e quando participar?

O teste será aplicado em sala de aula, em horário regular do seu curso, em data a ser definida pelo seu professor de Inglês ou coordenador do seu curso do Pronatec. Mais informações pergunte na sua instituição. Não é necessária inscrição, pois o professor inscreverá todos os estudantes da turma.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal