Portal do Governo Brasileiro

Uefs recebe estudantes estrangeiros para proficiência em Português

Os 10 estudantes capacitados seguirão para a Ufes, UNB, USP, PUC Minas, Unicamp, Unifesp, Uneb e Unes

noticia uefs recebe estudantes 14022019

Oito estudantes da África (Guiné Equatorial e Benim) e dois da América Central (Honduras) permanecerão na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) por um ano se preparando para a graduação integral em outras instituições do país. Neste período, através do Núcleo de Línguas do Programa Idioma Sem Fronteiras (NucLi-IsF), os estudantes vão participar de cursos de Língua Portuguesa com o intuito de alcançarem proficiência no idioma.

De acordo com Demetrio Edjang Nnegue, que veio da Guiné Equatorial para cursar Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação na PUC Minas, “esta é uma grande experiência de vida e oportunidade de ganhar conhecimento em outras culturas em nível mundial. A impressão que tenho daqui é de muita organização. As aulas de português são muito importantes, pois se não aprendermos o idioma, não teremos como cursar a graduação. É uma experiência grandiosa”, disse.

Os 10 estudantes capacitados pela Uefs seguirão para a Ufes, UNB, USP, PUC Minas, Unicamp, Unifesp, Uneb e Unesp. Eles são beneficiários do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que possibilita estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Para Eneida Soanne Campos, Assessora Especial de Relações Internacionais (Aeri) da Uefs, “a adesão da Uefs ao programa PEC G do Ministério de Relações Exteriores (MRE) foi um marco na cooperação internacional e amplia a competência da Aeri no recebimento de estudantes, a partir dos desafios propostos pelas peculiaridades do Programa, além de fortalecer o processo de internacionalização na Uefs, o que dá oportunidade de nossos estudantes conhecerem a cultura de outros países na vivência com os alunos estrangeiros”.

Confira a matéria no link.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal