Portal do Governo Brasileiro

ALEMÃO

1 - Fui selecionado(a) para o curso de Alemão. O que faço agora?

No ato da realização da inscrição, os candidatos sem conhecimentos prévios e os candidatos classificados no nível A1.1 (conforme teste de nivelamento onSet a ser aplicado pelas universidades nessa ocasião) comprometem-se a comparecer a encontros para tutoria presencial. Esses encontros acontecerão em locais e horários anunciados no edital, conforme calendário detalhado a ser divulgado pelas universidades no ato da inscrição. De um total de 32 horas do curso, 24 horas serão dedicadas à tutoria presencial; as outras 8 horas serão destinadas a autoestudo on-line.

Para os candidatos classificados em nível A1.2 ou superior, todas as 32 horas serão dedicadas a autoestudo on-line.

Em ambos os casos, os candidatos devem prever ao menos mais 6 horas semanais de estudo individual. A plataforma on-line oferece atividades adicionais para essas horas de estudo, e seu cumprimento é imprescindível para se alcançar sucesso no curso.

Estão previstas 4 (quatro) horas de estudo semanal, sendo que as primeiras 2 (duas) horas corresponderão a aulas presenciais e as 2 (duas) horas subsequentes serão destinadas para autoestudo on-line.

2 - Qual a duração e carga horária dos cursos on-line de Língua Alemã do Programa IsF?

Os módulos do curso Duo on-line possuem 240 horas para cada nível. Os níveis A1 e A2 são divididos em dois subníveis (A1.1, A1.2, A2.1 e A2.2) com uma carga horária de 120 horas autoinstrucionais em cada com tutoria também no ambiente virtual, conduzida por um tutor alemão. No nível A1.1, especificamente, há ainda a carga horária presencial de 24 horas a serem desenvolvidas na universidade do candidato.

3 - Qual é e como funciona o curso ofertado pelo IsF-Alemão?

O curso adotado pelo Programa Idiomas sem Fronteiras Alemão é o DUO on-line, o qual possui módulos de autoaprendizagem, exercícios e acompanhamento a distância feito por tutores alemães.

4 - O curso do IsF-Alemão oferece tutoria presencial? Como funciona?

Visando melhorar o aprendizado dos estudantes de nível A1.1 (aqueles que ingressam sem nenhum conhecimento do idioma), o formato do curso iniciante de alemão no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras estabeleceu uma tutoria presencial, obrigatória, a ser desenvolvida por duas a quatro horas semanais localmente, ou seja, na própria universidade. Os demais níveis, ou seja, a partir do A1.2, contam somente com a tutoria on-line, feita por professores alemães dentro da própria plataforma do curso DUO on-line.

5 - Em que idioma devo conversar com os tutores alemães na plataforma DUO on-line?

Toda a comunicação com os tutores alemães que oferecem suporte aos cursos on-line é realizada em inglês ou alemão. Caso o candidato tenha dificuldade em se comunicar nesses idiomas, o tutor local poderá auxiliar com a compreensão das mensagens e elaboração das respostas. O tutor local poderá auxiliá-lo com esta comunicação mesmo que você não esteja matriculado no nível A1.1. Os alunos de níveis mais avançados podem procurar o NucLi para solicitar auxílio na comunicação com os tutores alemães.

6 -  Quem pode participar das ações do IsF-Alemão?

Somente poderão se inscrever estudantes, docentes e técnicos administrativos das instituições listadas:

  • Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Universidade Federal do Ceará  - UFC
  • Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Universidade de São Paulo - USP e
  • Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

7 - Para quais níveis posso me inscrever em curso presencial e on-line do IsF-Alemão?

O candidato poderá se inscrever para o cursos on-line de língua alemã de nível A1 e A2. O programa do curso on-line do IsF-Alemão compreende o acompanhamento das atividades do curso on-line. A tutoria presencial é obrigatória somente para alunos iniciantes de nível A1.1. A inscrição do candidato é feita para o curso on-line e, ao fazê-lo, o inscrito (ciente do estabelecido no edital de seleção) compromete-se a cumprir todas as etapas do programa estabelecidas para o seu nível de proficiência. O teste de proficiência onSet será aplicado somente após o fim do nível A1, ou seja, quando o candidato alcançar o nível A2.1. Caso o candidato selecionado já tenha estudado alemão, o NucLi da universidade credenciada para o IsF-Alemão poderá avaliar o candidato com o teste onSET, antes do início do percurso no curso DUO on-line, visando a alocação do inscrito no nível mais adequado ao seu conhecimento prévio do idioma.

8 - O teste de nivelamento é obrigatório para ingressar nos cursos on-line de Alemão?

O NucLi de cada universidade aplicará teste de nivelamento próprio somente ao candidato que já tenha estudado mais de 60 horas de língua alemã antes de ingressar no programa. O teste onSET será obrigatório para todos os participantes do IsF-Alemão somente após concluírem o módulo do nível A1, ou seja, após ingressarem no nível A2.1.

9 - Qual é a finalidade do teste onSET?

O teste onSET tem a finalidade de nivelar o candidato de acordo com o seu conhecimento do idioma alemão. Após a conclusão do módulo A1, o onSET presta-se a acompanhar o desenvolvimento do estudante no programa e a verificar se o candidato alcançou o nível de proficiência esperado.

10 - Não tenho conhecimento prévio no idioma Alemão. Quando farei o teste onSET?

Os candidatos que não tenham conhecimento prévio de alemão deverão fazer o teste onSET somente após a conclusão do módulo A1. Isso significa que aqueles que forem selecionados sob essa condição farão dois módulos do curso on-line DUO (A1.1 e A1.2) antes de realizarem o teste. Caso o candidato não tenha conhecimentos prévios do idioma, portanto, não é necessário realizar o teste onSET antes de entrar no programa do idioma alemão.

11 - Qual a importância da finalização do módulo e do recebimento do certificado emitido pelo parceiro alemão e pelo IsF?

O recebimento do certificado de conclusão do módulo dá condições ao aluno de continuar estudando no IsF-Alemão, atestando seu nível. Como todos os cursos do IsF necessitam de comprovação de nível para que o Sistema autorize sua inscrição, os alunos que cursaram outros módulos só poderão confirmar sua matrícula desde que apresentem o certificado de conclusão do módulo anterior, presencialmente, ao professor da instituição. Os alunos que não concluíram não terão condições de dar continuidade e também não poderão se inscrever para o mesmo nível, bloqueando seu CPF para a inscrição do IsF-Alemão. O compromisso com o término do módulo é obrigatório para a continuidade no Programa.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal