Portal do Governo Brasileiro

Bolsista do IsF embarca no Ship for World Youth no Japão

Estudante da Licenciatura em Letras - Inglês foi selecionada por sua atuação como professora do IsF

6

Em 1959, o Japão criou o Japanese Youth Goodwill Mission Program, proposto pelo então Primeiro Ministro Kishi para comemorar o casamento do Imperador H.M, à época príncipe da coroa japonesa. Quase 10 anos depois, em 1967, surgia o Japanese Youth Goodwill Cruise Program, que levaria a juventude em um navio de cruzeiro para conhecer diferentes culturas. Os dois programas "deram um grande sonho e esperança para a juventude do Japão, já que o governo teria a iniciativa de levar a juventude para o mar em uma época quando ainda era muito difícil para eles irem para o estrangeiro por conta própria", indica o portal oficial da SWY. Em 1988 o programa foi atualizado para Ship for World Youth Program, nos moldes em que acontece hoje, com o objetivo de enviar não somente japoneses, mas também jovens do mundo inteiro a bordo do navio e em atividades em terras estrangeiras. Com o intercâmbio entre japoneses e estrangeiros, o próprio objetivo do programa se tornou mais voltado à aprendizagem, trazendo seminários e discussões para suas atividades.

Neste ano, o SWY reuniu jovens do Japão, Canadá, Costa Rica, Egito, Fiji, Índia, Quênia, Nova Zelândia, Tonga, Ucrânia e Brasil.

6.1

Em parceria com o Ministério da Educação, o governo japonês contou com o Programa Idiomas sem Fronteiras para premiar professores bolsistas destaques por sua atuação junto ao IsF. A licencianda em Letras - Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Ingrid Pollyanna da Silva Braga foi uma das selecionada para viver a experiência SWY representando o Brasil. Em uma matéria especial no portal da UFRN, Ingrid relata em fotos e texto sua experiência de internacionalização no Japão, a bordo do navio, e em países por onde passou durante o intercâmbio. A bolsista IsF fala sobre a oportunidade e destaca o papel do Programa IsF em sua experiência de formação como professora e cidadã global:

"Neste ano, em reconhecimento ao excelente trabalho promovido em escala nacional pelo Idiomas sem Fronteiras (IsF), o MEC optou por reservar uma das vagas da delegação brasileira para um professor de destaque do programa. Foi por esse meio que eu pude ter acesso ao Ship for World Youth. Dessa forma, eu não poderia deixar de finalizar este relato sem agradecer ao programa IsF e a todos que fazem parte dele.

6.2

O Idiomas sem Fronteiras promove um trabalho essencial dentro das universidades brasileiras, permitindo que a comunidade universitária tenha acesso ao ensino de idiomas estrangeiros de forma gratuita e direcionada para suas necessidades acadêmicas. Por encorajar o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, o IsF favorece ainda o estabelecimento de atividades de cooperação internacional na esfera acadêmico-científica e o investimento em ações de desenvolvimento profissional para professores de idiomas. Como parte da equipe do IsF na UFRN, creio que sou um exemplo claro das oportunidades que surgem por meio do programa, tanto para alunos quanto para professores."

Para saber mais sobre a experiência da Ingrid no Programa Ship for World Youth, visite a matéria no site da UFRN.

Visite também o site oficial do SWY e saiba tudo sobre o programa japonês.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal