Portal do Governo Brasileiro

Idiomas sem Fronteiras abre vagas para curso on-line com tutoria no idioma Alemão

Oferta tem inscrições abertas até o dia 27 de setembro

O Diário Oficial da União publicou hoje o Edital 87 de 2017, que abre vagas para cursos on-line em língua alemã por meio do Programa Idiomas sem Fronteiras, do Ministério da Educação. Podem participar alunos e servidores das universidades cadastradas ao IsF para o idioma Alemão, bem como professores e técnicos administrativos da UNESP e da USP.

Os cursos são ofertados com ou sem tutoria on-line e presencial, para alunos em nível A1.1 (iniciantes), A1.2 e A2,1 (com conhecimentos prévios no idioma), segundo o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). O Edital detalha quais universidades fazem parte da oferta e o número de vagas que cada uma oferece nesta edição do curso.

O curso básico de alemão (A1.1) terá o total de 120 horas distribuídas em 2 horas semanais de tutoria presencial obrigatória em locais e horários definidos pelo Núcleo de Línguas da Universidade, ministrada por tutor designado pelo mesmo. Além disso, o aluno tem a possibilidade de receber atendimento presencial opcional de outras duas horas semanais, e precisará do total de seis horas semanais para o estudo on-line.

A tutoria presencial pode ser realizada tanto pelo corpo docente constituído por licenciandos e licenciados em Letras-Alemão, quanto por falantes nativos do idioma alemão, os German Teaching Assistants (GTAs).

As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema IsF Aluno (isfaluno.mec.gov.br) de 18 de setembro a 27 de setembro ao meio dia (horário de Brasília-DF). A divulgação dos selecionados será realizada no dia 2 de outubro de 2017 no mesmo endereço.

Para a confirmação final da matrícula, o aluno deve comparecer a reunião de confirmação, que será marcada pelo NucLi de cada universidade para os dias 2 ou 7 de outubro.

Confira as universidades e vagas disponíveis no edital completo.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal