Portal do Governo Brasileiro

INGLÊS

1 - Quando haverá oferta de TOEFL ITP pelo Programa?

As datas de ofertas serão definidas por editais específicos e divulgado na página oficial do Programa e nas mídias sociais. Na nova fase do Programa, o teste será utilizado para fins de certificação de proficiência e para programas de mobilidade, sendo recomendado apenas para candidatos que estejam no nível B2 ou acima. O resultado poderá habilitar o acesso aos cursos presenciais do Programa, tanto quanto o resultado de nível do My English Online (MEO) e outros testes de nivelamento especificados em editais.

2 - Qual é o teste de nivelamento requisito para inscrição em cursos presenciais do IsF-Inglês?

O cadastro ativo no My English Online (MEO), o qual requer o teste de nivelamento inicial, é um dos requisitos para concorrer a vagas do IsF-Inglês em cursos presenciais. Também serão considerados os resultados de testes de proficiência como o TOEFL ITP. A realização do teste indica o nível da turma presencial em que o candidato pode se matricular em sua universidade. Cada edital pode, ainda, indicar outras possibilidades de testes de nivelamento requisitos para a oferta em vigência.

3 - A quem é ofertado o TOEIC BRIDGE?

O teste de proficiência TOEIC BRIDGE é ofertado para estudantes da rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil e para públicos específicos não acadêmicos, como servidores técnicos administrativos e professores de idiomas da Rede Pública. Cada edital informa especificamente quais as instituições credenciadas no Programa IsF fazem parte da aplicação do TOEIC naquela edição.

4 - Quais são as características do teste TOEIC BRIDGE?

O TOEIC BRIDGE é um teste de múltipla escolha que consiste em 100 (cem) questões, divididas em duas seções:

Compreensão auditiva, com 25 (vinte e cinco) minutos de duração: mensura a habilidade do estudante em entender o inglês falado em situações acadêmicas universitárias.

Leitura, com 35 (trinta e cinco) minutos de duração: mensura a habilidade de leitura e entendimento de textos escritos em vários formatos de comunicação utilizados em todo o mundo.

O teste é realizado em formato de papel e deve ser feito somente a lápis.

Não é permitido se ausentar da sala, em nenhuma hipótese, durante esta parte do teste.

Não será permitido ao estudante, antes e durante a realização do teste, fazer quaisquer anotações, principalmente no livro teste.

As respostas devem ser preenchidas diretamente na folha de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas.

O resultado do TOEIC BRIDGE é um indicador de avaliação de proficiência do idioma inglês do candidato.

Informações complementares sobre a estrutura do teste, a duração das sessões, o cálculo da pontuação e demais instruções e orientações sobre o TOEIC BRIDGE estão disponíveis no Manual do TOEIC BRIDGE para o estudante.

5 - Quais são as características do teste TOEFL ITP?

O teste TOEFL ITP é realizado em formato de papel e deve ser feito somente a lápis.

Todas as perguntas são em formato de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas por questão.

Não será permitido ao candidato, antes e durante a realização do teste, fazer quaisquer anotações, principalmente no livro teste. As respostas devem ser preenchidas diretamente na folha de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas.

O candidato poderá fazer anotações somente durante a seção de Compreensão Auditiva, sem o acréscimo de tempo adicional para transcrição das respostas.

As respostas devem ser preenchidas diretamente na folha de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas.

O teste avalia as habilidades em língua inglesa em 3 (três) áreas:

  • Compreensão auditiva, com 35 (trinta e cinco) minutos de duração: mensura a habilidade do candidato em entender o inglês falado em situações acadêmicas universitárias. Não é permitido se ausentar da sala, em nenhuma hipótese, durante esta parte do teste;
  • Estrutura e expressão escrita, com 25 (vinte e cinco) minutos de duração: mensura o conhecimento do candidato quanto à estrutura e gramática dentro dos padrões do inglês escrito; e
  • Leitura, com 55 (cinquenta e cinco) minutos de duração: mensura a habilidade de leitura e entendimento de textos escritos em contexto acadêmico.

O resultado do TOEFL ITP é válido por 2 (dois) anos, contados da data de realização do teste.

6 -  Para que serve o certificado em papel dos testes TOEFL e TOEIC e onde posso retirá-los?

Os certificado oficiais dos testes são emitidos pela ETS (Educational Testing Service) em Princeton em papel moeda e são a certificação oficial de comprovação de nível de proficiência do candidato. A comprovação de nível emitida pelo Sistema IsF é apenas um registro interno e tem validade na instituição do candidato, para efeitos de inscrição em processos internos, desde que autorizada pelo coordenador IsF local. Somente o certificado em papel moeda tem validade para comprovação de proficiência fora da instituição. O certificado tem validade de 2 anos e pode ser retirado nos locais indicados pelos NucLis IsF da sua instituição.

7 -  Quem realiza a minha inscrição no TOEIC BRIDGE ou no TOEFL ITP?

As inscrições para o TOEIC BRIDGE e TOEFL ITP podem ser realizadas exclusivamente pelo(a) coordenador(a) do Centro Aplicador do Idiomas sem Fronteiras em sua instituição ou pelo próprio candidato,  ou pelo próprio candidato na página de inscrição do Programa isfaluno.mec.gov.br conforme indicado no edital.

8 - Quais são os procedimentos que devo tomar no dia do teste?

A duração máxima do teste será de 2 (duas) horas, sendo 1 (uma) hora destinada ao processo de identificação do estudante, preenchimento do formulário de cadastro e orientações e 1 (uma) hora para a realização do teste pelo estudante.

Na data do teste, o estudante deverá comparecer ao local do teste com, pelo menos, 30 (trinta) minutos de antecedência do horário de início do teste, portando apenas lápis, borracha e documento de identidade com foto.

9 -  Como e quando será a divulgação dos resultados do teste TOEIC e TOEFL ITP?

Cabe à empresa MasterTest, autorizada da ETS no Brasil, a responsabilidade pela distribuição e pela correção dos testes.

O  comprovante impresso, com resultado (score), será enviado 45 (quarenta e cinco) dias a partir da aplicação da prova para o próprio Centro Aplicador.  Caberá ao professor aplicador definir o local e horário para as devidas entregas.

10 - Como posso estudar inglês de forma on-line pelo Idiomas sem Fronteiras?

O Idiomas sem Fronteiras, em parceria com a CAPES e a Cengage Learning, oferta o curso on-line My English Online, que apresenta cinco módulos de um curso completo, emitindo certificado para cada nível a medida em que o aluno completa os módulos. O curso é totalmente gratuito.

11 - Quais são os requisitos para realizar o teste de nivelamento e estudar Inglês pelo MEO?

Podem realizar o curso toda a comunidade acadêmica autorizada pela instituição credenciada. Saiba aqui se sua instituição habilita sua participação ou pelas regras já explicitadas no portal do Curso MEO. Clique aqui para saber quais são elas.

12 - Quais níveis no idioma Inglês o MEO oferece para o estudo on-line?

Há cinco níveis para o MEO, classificando os candidatos por intermédio de um teste de nivelamento on-line específico para o curso. A equivalência dos níveis do Curso com o quadro comum europeu (QCE) são:

  • MEO 1 - A0
  • MEO 2 - A1
  • MEO 3 - A2
  • MEO 4 - B1
  • MEO 5 - B2

13 - Como faço a inscrição no curso My English Online?

Atualmente, a inscrição para o MEO pode ser realizada pela própria plataforma do My English Online: www.myenglishonline.com.br.

14 - Quero utilizar o MEO somente para nivelamento e ingresso nos cursos presenciais. Como proceder?

Inscreva-se no curso MEO pelo www.myenglishonline.com.br e realize o teste de nivelamento indicado pela plataforma. Inicie seus estudos a distância.

O registro de seu nivelamento e da atividade realizada permitirá que o Sistema IsF indique o seu nível de proficiência para acesso aos cursos presenciais ofertados pelo Programa.

15 - O My English Online (MEO) oferece certificado?

O curso My English Online contempla o aluno com um certificado para cada nível realizado e concluído com sucesso.

16 - O MEO oferece tutoria on-line?

A plataforma do curso não oferta tutoria, mas os NucLis credenciados ao Programa IsF ofertam tutoria online e presencial para a comunidade acadêmica de suas instituições e para professores de idiomas da Educação Básica que estiverem inscritos no Programa. Se você faz parte de uma universidade credenciada, verifique com seu NucLi os horários, locais e ambientes virtuais de acesso à tutoria.

17 - Estou com problemas técnicos para acessar o MEO. Como proceder?

 Acesse www.myenglishonline.com.br/FAQ para ter acesso a orientações específicas sobre o My English Online.

18 - Como posso participar dos cursos presenciais?

Perguntas e respostas referentes a cursos presenciais de inglês e dos demais idiomas estão no FAQ TODOS OS IDIOMAS. Acesse aqui para ter todas as informações que você precisa sobre esta ação ofertada pelo IsF.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal