Portal do Governo Brasileiro

Inglês

Sobre o Programa

O IsF-inglês oferta curso virtual My English Online (MEO), testes de proficiência TOEFL ITP e TOEIC, testes de nivelamento e cursos presenciais nas instituições parceiras. Você pode ingressar nos cursos presenciais do Programa com o resultado de testes de proficiência e nivelamento ou pelo nível no qual for classificado no MEO.

Ações:

Curso on-line, curso presencial e teste de nivelamento e proficiência

Instituições parceiras:

Todas as universidades credenciadas ao Programa IsF-Inglês.

Público-alvo:

Comunidade acadêmica autorizada pela instituição credenciada (alunos, técnicos administrativos e docentes das Instituições de Ensino Superior) junto ao Programa Idiomas sem Fronteiras como Núcleo de Línguas e participantes no Programa IsF-Inglês.

Como participar:

Acesse o sistema de inscrições, realize seu cadastro e inscrição nas ações do Programa que são de seu interesse.

Curso On-line

O curso on-line de inglês ofertado pelo Programa IsF é o My English Online (MEO), desenvolvido pela Cengage Learning e pela National Geographic.

Os interessados das universidades credenciadas que desejam participar desta iniciativa poderão inscrever-se pelo Sistema IsF Aluno (versão web).

A alocação do aluno no nível mais adequado é feito pelo próprio sistema do curso on-line, que realiza um teste de nivelamento assim que o candidato finaliza o seu cadastro na plataforma.

O teste de nivelamento do MEO é uma das portas de entrada para a participação nos cursos presenciais do Programa.

Para saber tudo sobre as regras de participação no MEO, acesse http://myenglishonline.com.br/contato/200223394.

Para saber quais universidades brasileiras são parceiras do Programa IsF-Inglês e fazem parte do MEO, clique aqui.

Quem pode participar?

Alunos, técnicos administrativos e docentes das instituições de ensino superior cadastradas ao Programa IsF-Inglês;

Professores da Educação Básica, desde que haja parceria entre a Secretaria de Educação a que estão vinculados(as) e alguma instituição credenciada ao Programa IsF.

Para saber quais são as instituições cadastradas, acesse IES PARCEIRAS no Portal IsF.

 

Quais são os critérios de participação?

Comunidade acadêmica (alunos, técnicos administrativos e docentes) das instituições de ensino superior cadastradas ao Programa IsF-Inglês;

Professores da Educação Básica, desde que haja parceria entre a Secretaria de Educação a que estão vinculados(as) e alguma instituição credenciada ao Programa IsF.

Se você é de instituição não cadastrada, mas já é estudante ativo no MEO, poderá seguir o curso e abrir novos módulos até completar seus estudos.

Para consultar as novas regras de participação, acesse http://myenglishonline.com.br/ ou o Edital nº 96/2017, no portal IsF.

Curso Presencial

Os cursos presenciais do IsF-Inglês dão acesso a oportunidades de desenvolvimento da proficiência por intermédio de cursos com propósitos específicos ou acadêmicos. Os cursos apresentam carga horária de 4 horas por semana, totalizando 16, 32, 48 ou 64 horas, ofertados em 1 até 4 encontros semanais indicados pelas universidades.

Quem pode participar? 

Comunidade acadêmica autorizada pela instituição credenciada junto ao Programa Idiomas sem Fronteiras como Núcleo de Línguas e participantes no Programa IsF-Inglês.

Quais são os critérios de participação? 

  • Possuir CPF vinculado a uma das instituições participantes, na qualidade de aluno ou servidor, e inscrever-se para o curso dentro do prazo estabelecido em edital;
  • Ter resultado de nível, proficiência (TOEFL ITP/TOEIC) ou nivelamento (teste do MEO).

Como é a oferta de cursos pelo NucLi e o que posso fazer? 

  • Os cursos não são sequenciais, ou seja, não há curso requisito de outro, mas há nível de proficiência ou certificação que permita que o candidato acesse os cursos disponíveis para seu nível.
  • Os cursos são modulares e cada candidato escolhe o curso que deseja disponível na oferta.
  • O Sistema reconhece o nível de proficiência do candidato e permite somente a visualização da oferta que a universidade fez para o seu nível. Por isso é necessário que o candidato que deseja ter acesso aos cursos presenciais já tenha comprovante de proficiência/nivelamento, seja pelo TOEFL ITP/TOEIC ou nivelamento do MEO registrado no Sistema IsF antes da sua inscrição para o curso presencial.

Teste

Há três tipos de testes ofertados pelo Programa: o teste de nivelamento MEO, TOEFL ITP e TOEIC Bridge.

Os testes podem ser gratuitos ou subsidiados.

TESTE DE NIVELAMENTO - MEO

O teste de nivelamento do My English Online (MEO) tem a finalidade de nivelar o candidato de acordo com o seu conhecimento do idioma inglês para um dos 5 níveis propostos para o curso on-line. O teste tem a duração de aproximadamente 45 a 60 minutos (1 hora) e envolve atividades de compreensão oral e escrita e avaliação de vocabulário e gramática. O teste pode classificar o candidato em 5 níveis compatíveis com os conteúdos ofertados pelo MEO. Caso o candidato aos cursos presenciais não apresentarem resultados nos testes TOEFL ITP ou TOEIC ofertados pelo Programa, é necessário que o candidato realize o teste de nivelamento do MEO para comprovação de seu nível.

TOEFL ITP

De 2013 a 2016 os testes TOEFL ITP foram utilizados como teste diagnóstico de proficiência da comunidade acadêmica das universidades brasileiras. A partir de 2017, os testes passam a ser utilizados como teste de proficiência no Programa. Nesta nova fase, o teste TOEFL ITP é ofertado pelo Programa preferencialmente para a comunidade acadêmica que demonstre estar no nível B2 ou para auxiliar programas de mobilidade na certificação e seleção de seus candidatos. As regras de utilização dos testes serão indicadas por editais específicos em conformidade com as demandas das universidades parceiras.

O teste avalia habilidades em três áreas: Compreensão auditiva, Estrutura e expressão escrita, Leitura totalizando quase 2 horas de prova.

TOEIC Bridge

O teste de proficiência TOEIC BRIDGE é ofertado para estudantes da rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil e para públicos específicos não acadêmicos, como servidores técnicos administrativos e professores de idiomas da Rede Pública. Cada edital informa especificamente quais as instituições credenciadas no Programa IsF fazem parte da aplicação do TOEIC naquela edição. O teste tem formato de múltipla escolha com 100 questões divididas em duas seções: Compreensão auditiva e Leitura, totalizando 1 hora de prova.

Quem pode participar?

Comunidade acadêmica autorizada pela instituição credenciada junto ao Programa Idiomas sem Fronteiras como Núcleo de Línguas e participantes no Programa IsF-Inglês.

Parceiros

parceiro emb usa Embaixada Americana auxilia as ações do Programa IsF-Inglês na parceria com a Fulbright/CAPES no Programa ETA, no suporte às representações do Programa em eventos científicos e culturais, nas articulações entre diferentes organizações e universidades americanas, no fomento ao Programa piloto Letras sem Fronteiras entre outras iniciativas nos NucLis-IsF do país.
parceiro emb britanica Embaixada Britânica dá suporte às atividades pedagógicas e acadêmicas do Programa, com articulação entre especialistas de idiomas brasileiros e britânicos, no desenvolvimento de atividades conjuntas que promovam a proficiência de língua e cultura acadêmica das universidades envolvidas.
parceiro mastertest Mastertest é parceira do Programa IsF-Inglês na aplicação dos testes de proficiência TOEFL ITP e TOEIC BRIDGE, administrando o processo desde a capacitação das universidades como Centros Aplicadores, passando pela distribuição de provas até a correção das mesmas. A Mastertest já aplicou mais de 400 mil testes em parceria com o IsF.
parceiro cengage  Cengage Learning é parceira do Programa IsF-Inglês na oferta do curso virtual de inglês My English Online (MEO). O curso possui cinco módulos de aprendizagem e pode ser utilizado em cursos presenciais, híbridos e/ou como autoinstrucional. Atualmente é uma das portas de entrada para a participação em cursos presenciais de língua inglesa.
parceiro unidos A parceria com o Grupo + Unidos tem como objetivo auxiliar na estrutura de ensino para o Programa doando laboratórios para a aprendizagem de línguas estrangeiras nas universidades parceiras. A parceria já resultou em 11 laboratórios instalados e inaugurados em diferentes universidades federais do país.
parceiro fullbright Em parceria com a Fulbright/CAPES, os NucLis do IsF-Inglês recebem os English Teaching Assistants (ETAs), recém-graduados estadunidenses que dão suporte às atividades culturais e linguísticas promovidas pelo Programa nas universidades parceiras.
parceiro language canada A organização Languages Canada, que reúne mais de 200 escolas canadenses de línguas, atua em parceria com o Programa IsF-Inglês e IsF-Francês para desenvolvimento de material didático e recursos educacionais, articulação de pesquisa entre especialistas em idiomas, promoção de eventos e divulgação e premiações.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal