O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

IsF publica editais para o credenciamento de universidades federais, estaduais e municipais

Em dois editais, a chamada é realizada para as universidades que irão participar como Núcleos de Línguas do Programa

O Diário Oficial da União (DOU) publicou o Edital nº 29 de 2017, que abre chamada pública para o recredenciamento de universidades federais como Núcleo de Línguas no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras - IsF, e o Edital n 59 de 2017, que abre chamada para o credenciamento de universidades estaduais e municipais para o mesmo fim. O Programa IsF visa enquadrar as Instituições de Ensino Superior (IES) em sua participação como NucLis do Programa, os quais ofertam testes de nivelamento e proficiência, cursos presenciais, e outras ações IsF.

Em ambos os editais, estão definidos os três tipos de NucLi que farão parte do Programa, cabendo a cada universidade propor seu cadastramento de acordo com o tipo que lhe cabe:

  • NucLi-IsF Tipo 1: com oferta de inglês e aplicação de exames deste idioma;
  • NucLi-IsF Tipo 2: com oferta dos idiomas inglês e português como língua estrangeira/adicional e aplicação de exames destes idiomas; ou
  • NucLi-IsF Tipo 3: com oferta dos idiomas inglês, português como língua estrangeira/adicional e de pelo menos mais um idioma, indicado como prioritário de acordo com a proposta de credenciamento apresentada pela universidade e aprovada pela SESu/MEC, e aplicação de exames destes idiomas.

Para ser elegível ao edital e submeter sua proposta de credenciamento, a universidade deve  disponibilizar espaço físico e estrutura de recursos humanos destinados ao NucLi - IsF, e atender aos critérios do Regulamento do Programa IsF (descritos nos editais). As universidades aprovadas para o credenciamento terão apoio financeiro do Ministério da Educação em parceria com a CAPES para a execução das atividades promotoras do Programa IsF em sua universidade, como o pagamento de bolsas para coordenadores gerais, coordenadores pedagógicos e professores de cursos presenciais, além de suporte pedagógico e comunicação direta com o Núcleo Gestor do Programa no MEC.

Para saber tudo sobre o recredenciamento de universidades federais, acesse o Edital n° 29/2017.

Para saber tudo sobre o credenciamento de universidades estaduais e municipais, leia o Edital n° 29/2017.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: STIC - MEC