5e édition de l’Université d’été sur la francophonie des Amériques
Parceira do Programa IsF-Francês, a AUF premia em 2017 a aluna de Letras Francês/Espanhol da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Ana Flávia Naves Resende Siquierolli, devido a sua indicação pelos NucLi IsF-Francês, com a bolsa jovem-professor para a 5e édition de l’Université d’été sur la francophonie des Amériques, organizada com a colaboração das l’Université du Québec à Chicoutimi (Québec) e da l’Université de Moncton (Nouveau-Brunswick). Ana Flávia participou do evento nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2017 na Québec à Chicoutimi em Quebec, no Canadá. O Prêmio consiste em 2.500 dólares canadenses, incluindo a taxa de inscrição, alojamento e alimentação durante o período do evento. Confira o depoimento de Ana Flávia.
DEPOIMENTO
Ana Flávia Naves Resende Siquierolli
A 5ª edição da Universidade de Verão sobre a Francofonia das Américas aconteceu de 5 a 11 de junho de 2017, na Universidade de Quebec à Chicoutimi (UQAC), na região de Saguenay - Lac-Saint-Jean, na província de Quebec, Canadá. Foi uma formação intensiva com temas pluridisciplinares.
Os objetivos principais deste programa foram: apresentar um olhar científico renovado sobre a Francofonia das Américas e contribuir para emergir esta área de estudo; sensibilizar os pesquisadores e os estudantes sobre a importância de manter o ensino da língua francesa e da cultura francófona da América no contexto universitário, e divulgar e tornar acessível o saber através de laços duráveis criados entre os participantes.
No evento foram discutidos os valores defendidos pelo Centro da Francofonia das Américas, tais como: o engajamento, o respeito e o compromisso com a língua francesa e as culturas de expressão francesa; a abertura para a Francofonia plural nas Américas, a criatividade e a inovação, a solidariedade e a cooperação, e o dever de preservar a memória e a história.
A missão do Centro da Francofonia das Américas é contribuir para a promoção e a valorização de uma Francofonia que leva em consideração a presença da língua francesa em contextos culturais diversos e que reconhece a riqueza cultural nas relações entre francófonos e francófilos das Américas. O Centro promove a aproximação dos mesmos, favorecendo as trocas culturais e a difusão de informações ligadas a Francofonia.
Durante o evento a importância do social na realidade das sociedades atuais foi enfatizada. A inovação social foi apontada como fator facilitador da instauração de um momento ético nas sociedades contemporâneas. Foram apresentados modelos explicativos sobre inovação, sobretudo coletiva, e foi evidenciada a importância de realização de planificação, que gera ações inovadoras para alimentar o desenvolvimento cultural, social e econômico das coletividades.
A inovação social é um dos impulsionadores do crescimento do Estado, mas sua importância maior se deve ao fato dela ir além da visão de crescimento econômico, uma vez que ela estimula o crescimento inclusivo.
Foi mostrado que as escolas e as universidades são cada vez mais solicitadas a se engajar nos projetos de inovação dos territórios. Além das funções de ensino e pesquisa, a universidade tem uma grande responsabilidade com relação ao desenvolvimento de sua comunidade e deve apresentar iniciativas inovadoras e originais para atender às necessidades de seu meio, de sua região. As universidades desempenham um papel muito importante no desenvolvimento econômico das cidades.
Conhecendo a história do Canadá e conhecendo um pouco seu povo percebe-se que este mantém viva na memória as lembranças da época da colonização do país. E o que chamou bastante atenção também foi o fato de os canadenses possuírem grande consciência da necessidade de preservação do meio ambiente e de preservação da cultura dos povos autóctones.
A língua francesa é a porta de entrada para a Francofonia e é através dela que se pode conhecer mais sobre história, política, economia, educação, cultura, de diferentes países do mundo. Quando se pensa em língua francesa pensa-se imediatamente na França, mas existem vários outros países francófonos e países francófilos, que tem o francês como língua do coração, como o nosso país, Cuba, Guatemala, México, Costa Rica, Argentina, dentre outros.
Nesta formação pudemos conhecer como a língua francesa é vista em diferentes países e como a Francofonia é tratada em diferentes países da América.
Foram criados laços de amizade entre os participantes desse evento que irão se manter e consolidar com a utilização da tecnologia. Poderemos continuar compartilhando nossas ideias com as pessoas que conhecemos nesta formação. Pudemos vivenciar uma situação de respeito e valorização das diversidades culturais.
Foi uma grande oportunidade ter podido participar da 5ª edição da Universidade de Verão sobre a Francofonia das Américas em Chicoutimi.